O Código de Conduta ou Ética de uma empresa consiste em um documento que estabelece regras gerais, princípios e valores adotados pela empresa e que tem por finalidade adequar os relacionamentos com os seus funcionários, sócios, prestadores de serviços, parceiros de negócios, clientes, enfim, com todos aqueles que ela se relaciona, de forma que haja uma uniformidade de comportamentos éticos, como honestidade, humildade, equilíbrio, competência, sigilo, etc.
Ter um Código de Conduta ou Ética proporciona benefícios para a empresa, tais como: valoriza sua imagem, proporciona mais segurança, mostra profissionalismo, mantendo assim uma boa reputação perante à sociedade.
No Código de Conduta também estão previstas sanções em caso de descumprimento. Por exemplo: em relação a um fornecedor, pode haver a rescisão contratual, como sanção. Já para um empregado, pode haver desde advertência até a demissão por justa causa, dependendo do grau de gravidade da conduta.
Para ilustrar a importância de se ter um Código de Conduta e Ética em uma empresa, citaremos o caso de um motorista de aplicativo que teve o seu perfil excluído da plataforma para quem prestava serviços por ter encerrado corridas em locais totalmente diversos daqueles solicitados pelos passageiros, sem qualquer justificativa ou comunicação à plataforma, o que se configura como violação aos termos de conduta contratualmente estabelecidos entre as partes. Inicialmente, o perfil do motorista foi suspenso até a apuração dos fatos e após a conclusão a empresa decidiu pela exclusão definitiva do seu perfil. Essa decisão foi tomada porque a empresa tem o dever de zelar pela segurança de seus usuários e agindo desta forma, o prestador de serviços ofereceu riscos aos passageiros.
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